sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Loja De Departamentos - Ousadias (2)

Loja De Departamentos

Entre sapatos e vestidos 
Bailarina a rodar tecidos
Ensandecida esvoaçava...

- No palco das ofertas imperdíveis: ela dançava

Na plateia, alheia às trapaças
Meia-dúzia-de-meias-enjoadas
E camisas-azul-sem-graça...

- Eu, procurava as mais baratas: golpe na praça

Ao caixa: o último ato
Abandonadas ao chão [pobre fato]
Par de meias de bebê - divino...

- Desejo mutuo: queríamos um pequenino!

Fitamo-nos - curiosidade:
Meiga menina com sua beldade ou
Piá, encaracolado e perverso?

- Voltamos à casa calados... até hoje, só vontade, só - no verso.

F.
BULA:
Ousadias (2) - Loja de departamentos

Ao contrário da Ousadias (1) - Perdido En La Mancha, que submete a forma à [poetrix] à outra forma [soneto], a Ousadias (2) - Loja De Departamentos, submete e subverte a forma [poetrix] à própria forma [poetrix].

Diz a [bula poetrix] que:
"2.2 O título é indispensável. Ele complementa e dá significado ao texto. Por não entrar na contagem de sílabas, permite diversas possibilidades ao autor."

Ousadias (2) - Loja De Departamentos é uma Ousadia composta de 4 poetrixes. A Ousadia tem o seu próprio título [submissão à forma] que estabelece o cenário da ação (baseado em cenas reais - exceto pelo último terceto e o último verso). Entretanto, a intenção foi que cada terceto tivesse o seu próprio significado, podendo ser tratado como um poetrix isolado. Sem um título individual para cada terceto é notável a ausência de um significado mais amplo. É aí que entra a Ousadia. Após cada terceto há uma intervenção [subtítulo?] em um único verso sem contagem de sílabas estabelecida e que tem a função de complementar o significado do texto [subversão da forma]. Uma flechada, um balasso, preferencialmente. Me pareceu uma solução harmoniosa. Não? Enfim, a forma é apenas um meio:

"Grace is the beauty of form under the influence of freedom."
Friedrich Schiller 

- As regras estão aí para serem quebradas.

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