domingo, 2 de dezembro de 2012

Praesagium

Praesagium

...e todo passado que sentes por mim é presságio:
Reminiscências - destino vind'ouro
Volvendo em adágio

F.
BULA:
Presságio

Do latim: Praesagium
1) Pressentimento, previsão, prognóstico, vaticínio. 
2) Fato ou sinal por que se adivinha o futuro. 
3) Conjetura que se tira de um fato ou sinal. 
4) Agouro.

Tempo

Uma discussão infinita... particularmente não estou tão certo sobre o conceito linear de tempo - as paixões, o amor e a consciência (ou espírito se alguém assim preferir) desconhecem a linearidade. Em algumas culturas orientais e diferentes abordagens da física moderna ocidental o passado, presente e futuro se fundem, são inseparáveis. Me parece bem plausível que o conceito de tempo linear. 

Na poesia, a relação forma-tempo, para mim, também é relativa. Quando se encontra o tempo correto, a cadência adequada, pouco importa se a forma é deformada (Beethoven que o diga). Isso tudo para justificar algumas sílabas a mais nesse terceto que não é mais poetrix (ainda sinto essa necessidade infantil de me justificar, mas isso tem data marcada para acabar).

Nenhum comentário: