quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Perdido En La Mancha - Ousadias (1)

Perdido En La Mancha - Sonetrix I
(à Minha Dulcinea)

[Es]caso y sin luz está mi pecho...
[Cu]ando estás lejos: loco! - Quijote
[Ro]mpo sin su presencia, Dulcinea

[Es]curas y frías alboradas...
[Ca]stigame saber qué no soy tu
[So]l en la hora triste y sombria

[A]margas y odiosas son las noches...
[Mo]riré sin tu delicada piel,
[R]osada y cálida, a calentarme

[A]mada, hasta cuando el vil tiempo
[Mar]tirizará nosotros? – Suerte:
[Go]lpea el amor qué irrumpe a los siglos 

F.

BULA:

Don Quijote De La Mancha:
"El amor es como Don Quijote: cuando recobra el juicio es para morir."
Jacinto Benavente.

"Na história do romance moderno, o papel de Dom Quixote é reconhecido como seminal."
 Não carece mais explicação do que isso!

Ousadias:
Dentro do contexto do blog Pílula Poetrix, Ousadias são posts que não necessariamente são um Poetrix na sua forma pura, mas que tem sua origem ou inspiração na forma original do Poetrix.

Ousadia (1) - Sonetrix "Perdido En La Mancha"
Sonetrix - Inspirados na forma do Soneto, o Sonetrix nada mais é do que a superposição de 4 Poetrixes (em tercetos), aproximando-se da forma clássica do Soneto (dois quartetos e dois tercetos). Desconheço que a forma exista. Caso não exista por favor deixem uma nota de aviso para que eu me aproprie da criação [e sintam-se livres para explorá-la]. Caso exista, por favor, me perdoem a Ousadia

A minha abordagem do Sonetrix é inspirada nos sonetos clássicos - um pouco concretista, de tom camoniano e de geometria davinciana. A arrogância é por minha conta mesmo. Há também um pouco do dodecafonismo musical de Schoenberg e Webern [este último fascinado por palíndromos, assim como eu]. Seguindo os passos dos compositores citados, o material gerador do Sonetrix são 4 palavras de 3 sílabas cada, que irão gerar a sílaba inicial de cada verso, postas verticalmente, indicadas pelos parênteses [ ], totalizando 12 sílabas [dodecafonismo]. O poema que se origina é consequência do material previamente gerado por essas 4 palavras. Fica a cargo da engenhosidade do compositor-poeta completar o entorno do Sonetrix .Cada terceto deve ser capaz de fazer sentido isoladamente, como num Poetrix, mas a soma dos 4 tercetos deve dar o sentido integral ao Sonetrix. 1+1+1+1=5 - o todo deverá ser maior que a soma das partes [Teoria da Gestalt]. Neste Sonetrix em particular, verticalmente, cada terceto possui uma palavra que será reproduzida no início terceto seguinte. Essa mesma palavra reproduzida no terceto seguinte é a primeira palavra do terceto anterior. Esse esquema segue de 2 em 2 tercetos, mas outros esquemas são possíveis [uma liberdade à la manière de Alban Berg é sempre um caso bem-vindo - quando necessários alguns ajustes fazem bem ao poema]. Esquema intrincado... mas as probabilidades matemáticas e geométricas ainda inexploradas sugerem a existência de outras brincadeiras - ocultas - [im]possíveis. Abaixo segue a estrutura que deu origem ao poema:

[Es]caso 
[Cu]    
[Ro]        

[Es]curas 
[Ca]
[So]

[A]margas 
[Mo]
[R]

[A]mada
[Mar]
[Go]

Nenhum comentário: