sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Manobra arriscada - Circenses (1)

Manobra arriscada

A [má]labarista alçou corações:
Arremessou-os ao ar – hesitou!
Despedaçou-os - assim: exi[s]to

F.

BULA:
OS MALABARISTAS

"Já viram os malabaristas?
Tão hábeis são, tão subtis,
fazem-nos crer, os artistas,
que as coisas complicadas
são brinquedos de petiz..."
...
Helena Guimarães

O MALABARISTA

Ao lançar meus sonhos Acima
A esperar agarrá-los e lançar de novo,
Vejo-os espatifar em concreto e rima
E quebrar-se como se quebrasse um ovo.

Vejo-os quicar no Asfalto
De cara como quem cai,
Os que dançavam lá no Alto.
Vejo o malabares que vai

E volta pesado em minhas mãos
E segura-los não posso mais,
Passando entre meus braços e os vãos
Da minha Alma fraca demais.

E nos faróis a quem iludia,
Sinto-me mais ludibriado ainda
Pelos meus fracassos de noite e dia.
Vejo então que o número se finda.

(Samuel Macário; In: As Lágrimas do Palhaço. Setembro de 2009)

4 comentários:

Samuel Macário disse...

Muito legal. Não conhecia esse blog. É uma honra poder contribuir com um texto a essa bela página e em meio a tantos outros grandes textos que até me emocionei em vê-lo aqui.
Uma beleza mesmo seu blog. Parabéns.
E continue esse belo trabalho que de agora em diante vou acompanhar com mais afinco.

Grato.
Samuel Macário.
http://fluoxetinaprapalhaco.blogspot.com.br/

F. disse...

Grato pelas belas palavras, Samuel! Não faz ideia de como elas caem bem, pois sou escritor de primeira viagem [literalmente, tem um mês que comecei a escrever, ou melhor, experiementar]. A ideia do blog é postar um Poetrix diariamente, vez ou outra alguma Ousadia baseada em Poetrix, mas é também um espaço aberto à discussão estética, afinal tudo aqui é experiementação. Aliás, se tiver dicas sobre como divulgar o blog serão bem-vindas, gostaria de dividir isso com mais pessoas e receber mais feedbacks. Mais uma vez brigadão pelass palavras, Samuel, grande abraço!

Samuel Macário disse...

Pode deixar estou divulgando aqui. Muito bom vc se interessar pela grandiosa arte da literatura. Atualmente estou no meu segundo livro "Sobre Saltos Altos e Outros Passos" é um livro de contos, além do livro do qual tenho a honra de dizer que vc tirou este texto "As Lágrimas do Palhaço", publicado em 2010 pela Scortecci. Acredito que o melhor caminho para divulgação do seu excelente blog são as redes sociais sem dúvida. Mas eu divulgarei aqui, para outros autores e artistas que tenho contato. Continue com essa empreitada, estamos juntos pela literatura com certeza. Mais uma vez parabenizo sua página e é uma honra ter um texto nela, assim como posso dizer que estamos vínculados de agora em diante com o propósito de engradecer a arte. Estamos juntos nessa. Grande Abraço.

F. disse...

Poxa Samuel, grato pelas palavras carinhosas! Sabe, eu sou músico de profissão, e escritor há pouco mais de um mês de atrevido... e ouvir essas palavras de alguém que domina o ofício, publicado (2 vezes!) é uma honra! Em retribuição ao carinho e a divulgação vou deixar seu blog pendurado aqui no meu e, dedicar-lhe um poetrix. Será postado em dois ou três dias. À partir de "Manobra arriscada" resolvi fazer desse poetrix parte de uma séria chamada "Circenses", do qual o terceiro e último poetrix será uma dedicatória, presente singelo ao seu carinho. Obrigado pelo grande incentivo, Samuel!